Espécies

Hamster Sírio


O hamster sírio, no Brasil às vezes também conhecido como hamster panda, em razão da cor que pode apresentar, é a espécie de hamster mais comum nos lares do Brasil e do mundo.

Em razão de seu temperamento dócil e da tolerabilidade ao manajamento, o hamster sírio é a espécie mais apropriada para crianças pequenas, que podem manuseá-lo sem riscos, desde que sob supervisão de um adulto.

Animal de hábitos inverteradamente solitários, jamais deve ser mantido com outro hamster na mesma gaiola, depois de 8 a 10 semanas de vida; caso contrário, brigas sérias podem acontecer, inclusive com a eventual morte de um dos animais.

Mede de 15 a 20 cm, com um pequeno rabo. Seus pés (4 nas patas da frente e 5 nas de trás) não possuem pêlos. Os hamsters sírios possuem, nas suas bochechas, bolsas que podem carregar até metade do peso do próprio corpo em comida ou material para a casinha.

O tempo de vida médio do hamster sírio é de 2 a 2,5 anos. Contudo, pode acontecer de eles viverem até 4 anos - desde que o dono zele bem do animal para que isso ocorra.


OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroMesocricetus
EspécieAuratus
Tamanho15 a 20 cm
Peso2 a 3 gramas (nascimento), 180 a 210 gramas (adulto)
Coração280 a 500 batidas por minuto
Consumo de comida10 a 15 gramas por dia
Consumo de água30 ml por dia
Período de gestação16 dias
Média de vida2 a 2,5 anos


Hamster Chinês


O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.

Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.

Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.

O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroCricetus
EspécieGriseus
Tamanho10 a 12 cm
Peso2 a 3 gramas (nascimento), 38 a 46 gramas (adulto)
Coração280 a 412 batidas por minuto
Consumo de comida10 a 15 gramas por dia
Consumo de água11 a 13 ml por dia
Período de gestação21 dias
Média de vida2 a 2,5 anos
Hamster Anão Russo Campbells

Originalmente o hamster anão russo campbells habita as estepes e regiões semi-áridas da Ásia Central, assim como as dunas de areia da Mongólia e do nordeste da China.

O hamster anão russo campbells mede de 10 a 12 cm quando adulto e apresenta o corpo ligeiramente roliço. Esses animais tem bolsas nas bochechas para carregar alimentos e apresentam pêlos nos pés. O macho é maior que a fêmea.
Como o hamster chinês, o hamster anão russo campbells é sociável e pode viver em grupos de um único ou de ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos.

Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e pela menor tolerância ao manejo descuidado (isto é, pode morder quando incomodado). Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieCampbelli
Tamanho10 a 12 cm
Peso22 a 28 gramas
Período de gestação18 a 21 dias
Média de vida1,5 a 2 anos
Hamster Anão Russo Winter-White

Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Essa espécie também é conhecida como hamster siberiano (não confundir com sírio).
A espécie possui a tendência de se tornar branca no inverno, daí seu nome, "winter-white" (que poderia ser traduzido por algo como "branco no inverno"). Como nessa época de ano há menos incidência de raios de luz, a pelagem do hamster pode ficar mais clara ou mesmo completamente branca. Geralmente, as fêmeas não entram no cio durante esse período e, portanto, não há acasalamento.

O hamster anão russo winter-whites é sociável e pode viver em grupos de um único ou Hamster anão winter-white no seu traje invernalde ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos. Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e, embora seja calmo e amigável, pode ocasionalmente mostrar pouca tolerância ao manejo descuidado. Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.
 
OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieSungorus
Tamanho10 a 12 cm
Peso20 a 28 gramas
Período de gestação18 a 21 dias
Média de vida1,5 a 2 anos
Hamster Roborovski


O hamster roboroviski é originário da Mongólia e norte da China. Por serextremamente ativo e rápido, e por isso mais difícil de manusear do que as outras espécies, não é tão criado como animal de estimação. Apesar disso, tem um temperamento dócil e dificilmente morde.

Raramente encontra-se algum exemplar em pet shops, mesmo nos Estados Unidos e na Europa, embora haja criadores no mundo inteiro desta espécie de hamster, a menor entre os hamsters mantidos comos animal de estimação: mede, quando adulto, apenas 5 cm.

Podem facilmente escapar pelas grades das gaiolas comuns, e por isso devem ser mantidos em aquários espaçosos, em razão da sua intensa atividade - o que, aliás, torna admirar um hamster roborovski um grande divertimento.
OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieRoborovskii
Tamanho4 a 5 cm
Período de gestação23 a 30 dias
Média de vida3 a 3,5 anos
fonte:  http://www.tolemar.com.br/hamsters



3 comentários: